quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Se soubéssemos

A leitura de hoje foi retirada do capítulo 38 do livro Fonte Viva, ditado pelo espírito Emmanuel ao médium Chico Xavier.

"Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..." - Jesus. (LUCAS, 23:34.)

Se o homicida conhecesse, de antemão, o tributo de dor que a vida lhe cobrará, no reajuste do seu destino, preferiria não ter braços para desferir qualquer golpe.

Se o caluniador pudesse eliminar a crosta de sombra que lhe enlouquece a visão, observando o sofrimento que o espera no acerto de contas com a verdade, paralisaria as cordas vocais o imobilizaria a pena, a fim de não se confiar à acusação descabida.

Se o desertor do bem conseguisse enxergar as perigosas ciladas com que as trevas lhe furtarão o contentamento de viver, deter-se-ia feliz, sob as algemas santificantes dos mais pesados deveres.

Se o ingrato percebesse o fel de amargura que lhe invadirá, mais tarde, o coração, não perpetraria o delito da indiferença.

Se o egoísta contemplasse a solidão infernal que o aguarda, nunca se apartaria da prática infatigável da fraternidade e da cooperação.

Se o glutão enxergasse os desequilíbrios para os quais encaminha o próprio corpo, apressando a marcha para a morte, renderia culto invariável à frugalidade e à harmonia.

Se soubéssemos quão terrível é o resultado de nosso desrespeito às Leis Divinas, jamais nos afastaríamos do caminho reto.

Perdoa, pois, a quem te fere e calunia...

Em verdade, quantos te rendem às sugestões perturbadoras do mal, não sabem o que fazem.

- Emmanuel

Refletindo acerca da página acima, podemos contemplar a sabedoria de Emmanuel, quando analisa a lei de Causa e Efeito, vez que as consequências de nossos atos infelizes sempre serão dolorosas, caso não optemos pela resgate através do amor.

Nós, espíritas, temos plena ciência do que ocorrerá no futuro, baseando a probabilidade nas condutas atuais. Estamos, portanto, um passo além daqueles que não tem ideia do que lhes aguarda no futuro espiritual.

Com isso, nossa responsabilidade aumenta. Conforme já orientou o Mestre Amado, "a quem mais é dado, mais será pedido", ou seja, seremos todos cobrados pela nossa própria consciência de tudo aquilo que fizemos ou deixamos de fazer.

Que possamos, portanto, agradecer por nossas limitações físicas ou intelectuais, pois elas podem ser freios requeridos por nós próprios antes da reencarnação, para que não caíssemos nos mesmos erros do passado. 

Em muitos casos, inúmeros exemplos de deficiências físicas são consequência de nossos atos infelizes do passado, mas também um pedido de nós mesmos para que aprendamos a lição sem que voltemos a errar.

Por fim, resta salientar a importância de fechar os ouvidos às sugestões do mal, e também das suas provocações e atos violentos contra nossa integridade física ou psicológica, tendo em vista que eles assim agem pois ignoram a Lei Maior, angariando débitos perante a Consciência divina, pelos quais responderão em encarnações futuras.

E a melhor forma de evitar situações constrangedoras no futuro é realizar hoje todo o bem que pudermos, utilizando nossas capacidades motoras e intelectuais em favor do próximo que roga-nos auxílio, no leito da enfermidade ou da ignorância moral.

Um comentário: