quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pátria do Evangelho

Sou brasileiro.

Sim, sou brasileiro com um orgulho grandioso de ver essa terra tão vasta e bela, mãe de tantas culturas e de tanta diversidade, adornada com suntuosos vales, belíssimas cachoeiras e tantas outras belezas naturais.
Pátria do Evangelho! É como carinhosamente a chamam alguns, inspirados pelo divino Amor, o qual escolheu esta terra bendita para preparar o terreno da purificação que antecede a Regeneração.

À primeira vista, nos parece que a realidade espiritual de nosso País não coaduna com o supracitado título de elevação moral, vez que essa mesma nação está fatalmente ferida em algumas regiões pela maldade e crime crescentes, pela ausência da Lei humana e de sua devida aplicação, pela dominação do tráfico de entorpecentes e a constante violência social, dentre outras atrocidades cometidas pela iniquidade humana.

No entanto, apesar disto tudo, não devemos olvidar o importante papel dos brasileiros enquanto seres humanos, já que o Espiritismo teve continuidade em nossas paragens, transportando-se da França e criando aqui vasto campo de atuação das Esferas Superiores.

Considero a nação brasileira como a que possui mais fé quando comparada às demais nações de nosso Orbe. A importância que damos às instituições religiosas não se vê igual em nenhuma outra parte do planeta. Logicamente, excetuamos aqui o radicalismo presente em alguns países orientais, mas que, a meu ver, não se configura como adoção de uma fé inquebrantável, mas sim como uma sobreposição de opiniões que não aceitam pensamentos diversos.

No Brasil, como sabemos, a realidade é outra. Aqui reina a diversidade religiosa e, consequentemente, o respeito à liberdade religiosa, vez que podemos optar por qualquer religião e conduta moral sem que o Estado ou algum particular possa interferir nessa decisão. Essas características trazem um envolvimento espiritual maior nos planos superiores de nossa Nação.

E, apesar das grandes dificuldades e misérias sociais que constatamos diariamente, seja numa criança que implora por moedas num semáforo, seja nos indivíduos que buscam material reciclado nos lixões e aterros sanitários, seja na quantidade imensa de mendigos e menores abandonados, dentre tantas outras  desigualdades gritantes, impossíveis de serem elencadas aqui, podemos divisar uma luz no fim deste túnel.

As atitudes de alguns líderes políticos e a crescente preocupação social com o próximo faz com que renovemos nossas concepções de vida em sociedade, colaborando para a implementação de novo sistema socio-econômico, preocupado não somente com as grandes empresas, dominadoras do mercado, mas também dando suporte à pequenas empresas e aos trabalhadores agrários.

Confiemos no Mestre Jesus, pois Ele nos reserva um futuro promissor, iluminado pelo raiar de um novo dia na Terra, marcado por grandes alterações físicas, mas principalmente, por grandes modificações morais no íntimo de cada indivíduo.

Um comentário:

  1. É verdade, eu simplesmente me estresso quando encontro um Brasileiro mal amado e que detona nosso país e só pensa em ir pra fora, --'
    Eu amo o meu país e apesar dos erros políticos temos que ter orgulho e tentar mudar as atitudes dos nossos representantes.

    Uma coisa é certa a responsabilidade desses governantes é grande e pagaram por aquilo que fazem e por espalhar seu mal exemplo ao fazer dos Brasileiros mínimo interesse de poder !

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir