domingo, 31 de julho de 2011

O cavalo esverdeado e o seu cavaleiro chamado Morte.

Tema de muita relevância foi tratado essa semana no Profissão Repórter, programa televisivo da Rede Globo, o qual abordou a problemática do jovem e as drogas.

No programa, foram registrados momentos de extremo sofrimento de crianças completamente tomadas pelo uso do 'crack', conhecido entorpecente que extermina milhares de vidas a cada ano em nosso Planeta. Algumas dessas crianças, moradoras de rua, estão sendo retiradas das vias públicas pela polícia do Rio de Janeiro, a qual recebeu autorização judicial para tanto há dois meses.

Achei fantástica a intervenção estatal do poder de polícia em defesa das crianças e adolescentes da Cidade do Rio de Janeiro. Espero que tal medida seja adotada também pelo Estado do Rio e demais Estados e Municípios brasileiros.

Voltando, porém, à problemática trazida pelo programa, vale ressaltar a difícil situação vivida por estes meninos completamente dominados pela química devastadora da droga e igualmente pelo domínio de forças inferiores invisíveis que facilmente influenciam na vontade desses espíritos, tornando-os agressivos e agitados, e até mesmo com uma força descomunal.

Certo infante, quando retirado da rua e direcionado a um Centro especializado para tratamento de dependentes químicos, ficou completamente transtornado e agressivo, cuspindo nos repórteres e nos servidores daquela bendita casa de serviço, debatendo-se e berrando enquanto tentavam acalmá-lo e medicá-lo.

O mais interessante foi notar que a realidade descrita em diversos livros espíritas, ditados por célebres autores espirituais, concretizava-se claramente aos olhos dos expectadores, pois a referida criança de apenas 12 anos somente foi contida por 6 funcionários da casa.

Ora, tal força somente pode ser explicada pela atuação de espíritos inferiores vinculados ao garoto, igualmente viciados pelo uso frenético das drogas e que alimentavam a vontade do seu uso incessante. Tais casos de obsessão são descritos na literatura espírita e sempre trazem esse traço, demonstrando a força descomunal de seres mirrados quando contrariados, sendo estimulados pelos espíritos infelizes em sua luta contra aqueles que consideram obstáculos à sua busca de sensações inferiores.

Em certo ponto da reportagem, um dos enfermeiros se afasta um pouco do menino e é interrogado pelo repórter sobre a situação. O servidor responde ofegante que a abstinência da droga gera tal estado de alucinação e ira, onde são necessários muitos homens para segurar apenas uma criança ou adolescente. A força que estes adquirem assusta a qualquer um que desconheça a realidade espiritual por trás do desequilíbrio físico.

Dentre tantos outros motivos, é evidente que a ausência de sentimento familiar e educação no Lar contribui para esta realidade, mas não podemos esquecer também que cada ser opta por aquilo que mais lhe agrade, seja tal escolha boa ou não para a sua evolução.

Após nos emocionarmos com a matéria, minha mãe e eu conversamos sobre este tema. Em certo momento, ela me questionou, filosofando sobre a problemática, o porque de tantas expiações em nosso país, sendo que ela aprendeu com Divaldo Pereira Franco e Irmão X, que os problemas sociais de nossa terra chamada Brasil decorrem do carma adquirido pela Guerra do Paraguai e pela Escravatura em nossas paragens.

Ela estava se questionando nesse sentido pois achava o sofrimento muito grande e que se perdura por muito tempo, além de fazer sofrer a nós todos quando nos deparamos com essa realidade, não somente os personagens diretos da trama.

Acabamos por chegar à conclusão (provavelmente intuitivamente), que os sofrimentos que hoje vivenciamos, causados pela utilização das drogas são a concretização de um dos aspectos do Apocalipse previsto por João em sua visões do futuro.

Já me referi aqui no blog sobre essa questão, demonstrando que a linguagem arcaica e mitológica de João decorreu da época em que o mesmo teve as visões do Apocalipse. Dentre elas, descrevera as carruagens de fogo sobrevoando os céus, que provavelmente seriam os aviões cuspindo balas ou bombardeando nações, confirmadas pela Primeira e Segunda grandes guerras.

Dessa forma, não seria exagero considerar as drogas, que hoje parecem dominar o Mundo, como a peste também vislumbrada pelo apóstolo.

Vejamos alguns trechos bíblicos acerca do desdobramento do espírito de João, observando a paisagem espiritual revelada por seres Superiores:

"(...) Quando abriu o quarto selo, ouvi o quarto Ser vivo dizer: “Vem!” Vi então um cavalo esverdeado, e o seu cavaleiro era chamado “a Morte”, e a Morada dos mortos o acompanhava. Foi-lhe dado poder sobre  a quarta parte da terra, para que matasse pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras da terra.(...) E na minha visão, vi os cavalos e os cavaleiros do seguinte modo: tinham couraças de fogo, jacinto e enxofre. As cabeças dos cavalos pareciam cabeças de leões, e de suas bocas saía fogo, fumaça e enxofre. A terça parte da humanidade morreu por causa destas três pragas: o fogo, a fumaça e o enxofre que saíam das bocas dos cavalos."

Fogo, fumaça e enxofre. Não seria uma referência à utilização de entorpecentes como o crack, onde se acende o cachimbo com o fogo, e se expele densa fumaça?

Tudo isso não passa, porém, de interpretações, as quais podem ter outro significado. O importante aqui é registrar a causa de tantos sofrimentos em nosso planeta. Não podemos negar que as drogas configuram-se como verdadeiras pestes, que dizimam milhares de vidas em nosso Orbe. Assim, certamente podem ser consideradas como uma das causas de aflição e sofrimento terreno.

Doenças físicas certamente são causas de aflição e revolta de muitos, no entanto, não devemos olvidar das doenças que possuem um efeito ainda mais devastador: a doença moral. Essa sim pode trazer consequências terríveis aos seus portadores, e sua cura depende de diversos fatores físicos e morais, mas principalmente deste último.

Certo alívio me toma igualmente quando me apercebi desta acepção que as drogas tomaram em minha consciência. Quero dizer que sempre que leio as passagens bíblicas que se referem ao Apocalipse, me vem a ideia de que ninguém será poupado e o sofrimento extremo será imputado a todos os habitantes do Orbe, sem exceção.

No entanto, ao analisar um dos sofrimentos descritos por João como decorrência da opção feita pelos usuários de drogas, chego a sentir certa tranquilidade por saber que não mais pretendo me dedicar à vícios dessa natureza, estando, dessa forma, fora do grupo o qual necessitará de um corretivo moral severo.

Certamente viver num planeta onde outros seres optam por se entregar a tais vícios, acarreta num sofrimento coletivo incomparável e doloroso. No entanto, saber que um sofrimento mais direto não nos alcançará enquanto estivermos sintonizados com a Providência Divina é acalentador.

Assim, finalizo essa reflexão pedindo aos amigos leitores que prossigam na busca de iluminação interior, evitando a frequência em lugares de baixo teor vibratório, de pensamentos infelizes ou uso indevido de substâncias entorpecentes.

Somente assim alcançaremos o suporte espiritual necessário para nosso progresso íntimo e felicidade espiritual.

3 comentários:

  1. Oii te encontrei pelo serenissima,ja seguindo,Bjos.
    http://decorehouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da interpretação da "peste apocalíptica" em referência às drogas.
    E não deixa de ser mesmo, afinal ela é cruel e devastadora, minando as forças de quem se lhe entrega em territórios, cidades e nações.
    E isso independente de classe social, credo, sexo, idade, etc.

    Que pensar de alguém que se algema voluntariamente em algo que sabe lhe escravizará?
    Certamente é alguém portador de alta dose de insatisfação íntima e insegurança.

    Só mesmo a educação MORAL para agir como terapia preventiva contra as drogas, pois é muito mais fácil prevenir o seu uso do que se libertar do seu jugo depois.

    O conhecimento espírita muito auxiliará instituições como essas que você narrou no texto, trazendo terapias extras àquelas que já existem.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. mOstra sim a receberei no meu espaço com muita alegria!!E quanto aos seguidores esta na coluna direita,e q as vezes demora um pouco p carregar!
    Um bom dia!
    http://decorehouse.blogspot.com/

    ResponderExcluir