quinta-feira, 19 de maio de 2011

Danosas Influências

A convivência com a iniqüidade humana me fez refletir ultimamente.

Percebi, através de uma análise minuciosa de meu íntimo, que acabo influenciando-me negativamente quando exposto a um contato excessivo junto a certos irmãos equivocados.

Seja no ambiente de estudo ou de trabalho, sempre me deparo com opiniões e condutas completamente destoantes daquilo que almejo seguir, através da busca diária da oração e dos ensinos cristãos.

Comentários maledicentes, pensamentos infelizes, contendas, ironias. É nesse ambiente que me deparo diariamente quando me dirijo aos encontros sociais necessários à formação e ao exercício profissional.

Não que me considere perfeito e ausente de sentimentos dessa natureza, porém, com o estudo da Doutrina Espírita, busquei alterar o estado mental e minha paisagem espiritual. Assim, quando em contato com irmãos que ainda buscam sentimentos inferiores no trato com o próximo, acabo contaminando-me e, ás vezes, cedendo à comentários também perniciosos.

Muitas das vezes, para não ser considerado o “chato” do grupo, calo-me diante de comentários que me arrepiam os pêlos de tão infelizes que são. Porém, essa não deve ser a postura daquele que busca a conduta retilínea do Cristianismo.

Alertar os colegas da necessidade de mudança, alterar a conversa para comentários mais saudáveis e tratar o próximo com a caridade necessária deve ser a postura de todo aquele que efetivamente busca evoluir, vencendo suas más tendências.

Coadunar com atos característicos dos materialistas é estacionar no caminho evolutivo, provocando dívidas desnecessárias e atrasando nosso avanço para a angelitude.

Silenciar diante da ofensa, olvidar o comentário infeliz arremessado contra nossa honra, permanecer sintonizado com nosso Guardião, ainda que a cólera pareça nos dominar. Tais exercícios devem ser diários e constantes, evitando, dessa forma, a contaminação que o mergulho nas idéias infelizes pode provocar.

O nosso mestre Jesus Cristo mergulhou na psicosfera de um planeta entregue à iniqüidades mil, à maldade sempre constante, à desvalorização pela vida humana, e, ainda assim, jamais contaminou-se com tais males.

Da mesma forma ocorre com um diamante precioso e brilhante jogado numa poça de lama. Quando tal pedra é retirada do lamaçal, continua intacto e reluzente.

O Cristão verdadeiro assim deve permanecer, para que suas condutas não sejam influenciadas pelas vibrações perniciosas e inconseqüentes emitidas pelos irmãos de caminhada ainda em atraso espiritual.

Um alerta maior é feito para aquele que adotou o Espiritismo como filosofia de vida, seja como religião ou como ciência. Caso assim tenha optado, não deve continuar com a mesma conduta equivocada do passado. Como nos leciona Kardec, reconhece-se o verdadeiro Espírita pelo esforço que faz para domar suas más tendências.

Dessa forma, devemos realizar esforço constante para vencer aquilo que ainda nos provoca o atraso espiritual, fazendo-nos infelizes e praticantes de condutas destrutivas para com aqueles que nos rodeiam.

Abandonar comportamentos inferiores, que já se encontram enraizados desde priscas eras em nosso espírito é medida urgente e imprescindível para alcançarmos a paz de consciência.

Somente com o exercício diário de caridade para com o próximo e da alteração sublime do nosso campo mental é que conseguiremos adquirir a serenidade necessária para darmos passos na Evolução em direção ao Porto Seguro de nossa Alma, junto d’Aquele que deu a Vida para exemplificar o Amor Divino, Incomensurável e Eterno.

3 comentários:

  1. Luquinhas,
    Adorei o seu blog.
    Fico feliz com a ideia de cria-lo e ser mais um dos divulgadores espirítas neste país ;)

    Parabééééns. ;)
    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  2. Ouuwn adorei o texto. A questão da influência é muito importante as vezes nem percebemos, mas somos influenciados a todo momento.. Muitas vezes sem que as pessoas a nossa volta nem percebam elas nos influenciam com comentários e etc, até porque as experiências são diferentes e os conceitos também e o que um acha ser bom não é para o outro.

    Mas é como você disse é não entrar no clima, não se exaltar.. manter a calma e a vibração em nossos guias espirituais.

    Você sempre surpreendendo. E nem se ache, que você não está perdido. HASUHAUSHUAHSUAHSUHUHAS'

    Beeijos

    ResponderExcluir
  3. Nós somos muito influenciados por ambientes e pessoas realmente.
    E não podemos nos afastar deles sob a justificativa da busca pela espiritualização.
    Quando vejo um aprendiz do Evangelho e do Espiritismo dizer isso, eu penso: "Hum, precisa estudar mais."

    Claro que não frequentaremos qualquer lugar, onde reinam o vício e degradação moral.
    Mas recordemos que Jesus nos aconselhou a ser o sal da terra e o sal só é útil quando se mistura, quando dar sabor.
    Ou seja, temos que estar lá para influenciarmos positivamente os outros, senão com palavras, com bons exemplos.

    Ademais, lembremos que Jesus não procurava conviver com os santificados.
    Muito pelo contrário.
    Ele era diariamente visto entre pecadores, homens de má vida, mulheres equivocadas, entre outros, pois, segundo ele, "ele veio para os doentes, porque os sãos não necessitam de remédio."

    O ideal é estar no mundo, mas não se contaminar com ele.
    Por isso é sempre bom lembrar da anotação de João: "No mundo tereis aflições, mas
    tende bom ânimo, eu venci o mundo."

    Abraços.

    ResponderExcluir