domingo, 15 de maio de 2011

Aptidões

Ao realizar o culto do Evangelho no Lar, comentamos uma página ditada pelo espírito Emmanuel, através da psicografia de Francisco Cândido Xavier.

A referida página se referia à uma passagem evangélica onde Jesus indaga a seus discípulos sobre o que eles faziam a mais que os outros.

Emmanuel aduz, então, que aqueles que efetivamente seguem a doutrina espírita-cristã, possuem uma capacidade de compreensão das máximas celestes maior do que as demais pessoas (aquelas que não compartilham do ideal cristão redevivo).

Com o continuar da página, Emmanuel tratou da importância do verdadeiro cristão realizar atividades a mais que os outros. Não no sentido de se vangloriar para exibir belos feitos perante a sociedade, mas sim utilizar do seu conhecimento espiritual para auxiliar cada vez mais pessoas.

O comentário feito por mim após a leitura tratou da importância do conhecimento adquirido por nós, espíritas, e da necessária aplicação desses ensinamentos. O espírita tem uma responsabilidade maior do que outros religiosos pois tem acesso a mais informações do plano espiritual do que outras religiões, que não aceitam a comunicabilidade dos espíritos.

Não queremos dizer que o espírita (cristão verdadeiro e não aquele que somente tem o rótulo de espírita-cristão) é superior que os demais religiosos, porém, não se pode negar que somente o Espiritismo trata de questões espirituais de forma natural, recebendo, por esse motivo, mais informações acerca da vida espiritual do que as demais pessoas.

Assim, Jesus quer de nós mais que os outros, ou seja, sabe da responsabilidade depositada em nossas mãos e da necessidade de utilizarmos para o bem comum. As diversas formas de obsessão pulpitam em todos os setores da sociedade, e, apesar de outras religiões terem preparo para tratá-las, o espírita possui um conhecimento mais específico para curar esta mazela.

Não estou afirmando que pessoas de outras religiões não tenham capacidade para curas ou tratamentos espirituais, porém, creio que o espírita consegue compreender melhor o que se passa no Outro Plano, favorencendo, dessa forma, a ocorrência de um tratamento mais completo.

Dessa forma, que possamos utilizar de nossas aptidões para o exercício da caridade, sentimento ainda tão ausente nos corações humanos, mas que se tornará predominante num futuro próximo, quando finalmente dermos novo passo na Evolução Planetária.

Um comentário:

  1. Esse é sempre um assunto muito discutido, apesar de não haver dialogo pacifico ao afirmar isso a maioria das pessoas de outras religiões principalmente aqueles que negam a existência do espírito. E não cabe a nós a discussão, pois não se fala para aqueles que tapam os ouvidos. Claro que concordo com você até diria que o espiritismo não só nos leva a mais informações como também nos faz procura-las a partir do momento que não conhecemos alguns fenômenos.. nos atiçando a curiosidade e o fervor de absorver mais afirmações.

    Claro que temos com isso mais responsabilidade se "TEMOS MAIS CONHECIMENTOS, maior será nossa tarefa e deveres aqui na terra.. tal como a responsabilidade."

    Adorei o texto *-*

    ResponderExcluir