domingo, 13 de março de 2011

A Grande Viagem

Jamais menosprezes aqueles considerados pequeninos diante dos olhos da sociedade.

A riqueza material e a quantidade de valores terrenos não significam adiantamento moral.

Ainda que o pobre lhe pareça inferior, não o condene ao teu desprezo.

Sentados no trono passageiro da influência terrena, os homens poderosos da Terra costumam considerar seus irmãos desprovidos de ouro como seres indignos de sua atenção.

No entanto, olvidam que, aos olhos de Deus, a verdadeira riqueza é aquela que emana do coração, que preenche o vazio existencial dos que sofrem, que consolam as mãezinhas afastadas temporariamente de seus filhos amados.

Não sejamos como o avarento, que amealha bens para si e se esquece daqueles que o rodeiam, implorando-lhe por um pedaço de pão.

Não adotemos a postura do orgulhoso, que somente enxerga a si próprio como objeto de afeição de todos, como ser que deve ser adorado por todo aquele que se lhe apresente.

Não imitemos o egoísta, enclausurado na infeliz condição de escravo de si próprio, buscando sempre a satisfação de suas vontades, esquecendo-se totalmente do irmão que desaba ao seu lado, esgotadas as suas forças para a luta diária.

Imitemos, sim, a postura adotada por nosso Mestre Amado Jesus, que optou por vivenciar o Amor de Deus junto daqueles excluídos pela sociedade terrena e que, até hoje, continuam esquecidos por nós, implorando por melhores condições de Vida, morrendo de fome nas esquinas abandonadas das vielas imundas.

Os tempos estão chegados, meus amigos. As catástrofes naturais seguem seu ritmo acelerado a cada ano. Nossos irmãos japoneses acabaram de sentir mais um desse alerta divino, que nos convida a meditar acerca de nossa fragilidade enquanto humanos, a meditar também acerca da necessidade de envolver o próximo em seus sofrimentos.

Somente após compreendermos a necessidade de pensar no próximo ao invés de somente buscarmos a satisfação de nossos interesses é que estaremos aptos a herdarmos a Terra, em toda a sua radiosa beleza num futuro que a cada dia mais se aproxima.

Que valem as moedas de ouro no plano espiritual, ao qual estamos todos invariavelmente condenados a habitarmos no futuro? A única certeza que temos enquanto encarnados é que desencarnaremos. Isso todos sabem e, ainda que procurem burlar a Lei natural da morte, tem em seu inconsciente que não podem vencê-la.
Para aqueles que crêem que nada sobrevêm à morte física, somente nos resta aguardar para que se defrontem com a infinitude da vida, em todos os seus aspectos, quando abandonarem o corpo físico.

No entanto, para nós, espíritos esclarecidos que somos da realidade que nos aguarda, que façamos por onde merecermos o reencontro com nossos seres amados que foram antes de nós ao encontro do Pai. Que busquemos o auto-conhecimento, para, após, buscar o conhecimento das dificuldades alheias, numa constante troca de soluções para os nossos e os problemas deles, trilhando, assim, de mãos dadas, o caminho da Evolução.

Imaginemos que a Morte significa apenas uma grande viagem para um país desconhecido. Se, enquanto encarnados, nos preparamos meses antes de uma viagem dessa magnitude, por que seria diferente quando nos referimos à desencarnação?

Por acaso, seguiríamos em direção a outro País sem qualquer previsão, sem qualquer vestimenta, alimentação, auxílio de tradutores e etc? Pois então que nos preparemos com a mesma cautela para seguirmos em direção à Vida espiritual.

O Espiritismo nos traz tal preparação. Essa doutrina libertadora ensina-nos como amealhar bens eternos que nos servirão de bússola nesta viagem. Indica-nos, ainda, qual o caminho certo a ser tomado para chegarmos com segurança em nosso destino.

Em resumo a todos os ensinamentos de Jesus, que sigamos o maior deles: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos". Essa fórmula nos ensejará a conquista de uma Vida espiritual equilibrada e a tão almejada Paz de Consciência a qual todos nós desejamos ardentemente.

Marchemos, portanto, meus irmãos. Marchemos juntos, ombro a ombro, para as conquistas eternas de nossas almas, tendo ciência de que Jesus nos aguarda ao fim de nossa caminhada, feliz por constatar nossa mudança, nossa nova forma de levar a Vida, pensando naquele que geme de dor ao nosso lado, enquanto que milhares de outros passam por ele sem sequer dirigir-lhe o olhar, cegos que se encontram pelos sentimentos imediatistas da posse.

O Planeta Terra implora nossa comiseração para com ele. O Mundo está mudando, e a minha esperança é que nós todos O imitemos, mudando igualmente para melhor.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, o planeta sofre para mudar radicalmente já que demoramos tanto para tal acontecimento, mas nada é perdido tudo é valido né verdade? ainda sim há tempo para buscar essa mudança principalmente interior, mudar nas atitudes. Por mais cego que seja o homem as evidências vem a tona para mostrar-nos que a hora está muito próxima, é hora de cada um fazer sua para para a evolução, só espero encarecidamente que muitos acordem do estado de transe materialista que vivem para assim ver com outros olhos esses sinais.

    Beijos, ótima postagem *-*

    ResponderExcluir
  3. Não há mais como parar.
    Não há mais como retornar.
    Não há mais espaço a dúvidas.

    No atual transe planetário temos apenas duas opções: ou nos exercitarmos no Evangelho de Jesus iluminado pela Doutrina Espírita ou nos enganarmos.

    Abraços.

    ResponderExcluir