terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Influência



Certa feita, ao navegar por um famoso site de vídeos diversos, resolvi clicar num deles, onde estava gravado certo clipe musical de uma das personalidades POP mundialmente conhecidas.

A cantora portava trajes usualmente utilizados em relações sexuais masoquistas, onde imperam a busca do prazer associado à dor, dominação e humilhação do parceiro. Exibindo um corpo quase nu, tal cantora realizou a gravação do clipe numa penitenciária feminina, aonde estavam tantas outras figuras travestidas com trajes minúsculos, postura agressiva e sensual, portando chicotes, algemas e roupas de couro.

A protagonista do aludido clipe insinuava-se para a câmera, como se desejasse os seus expectadores, além de adotar postura intensamente sensual, trocando beijos e carícias com outras mulheres e também com homens. Fora isso, estava sempre à boca um cigarro, emitindo baforadas fumarentas. Uma delas, inclusive, portava um óculos feito de cigarros acesos. Isso mesmo, dezenas de cigarros acesos formavam um óculos no rosto da cantora.

Com tamanha promiscuidade e mensagem tão depressiva, resolvi verificar se outras cantoras do mesmo estilo adotavam a postura daquela primeira. Minha surpresa não foi outra senão a constatação de que todas elas se utilizavam de tais estratégias para reinarem nos cumes altíssimos da fama desmedida.

Todas elas trajavam roupas minúsculas ou então nenhuma peça, tampando seus órgãos com as mãos e dançando sensualmente, olhares fixos na câmera. Uma delas, famosa cantora norte americana, ao final do videoclipe fingia um verdadeiro orgasmo, gemendo reiteradamente enquanto esroscava-se com um parceiro numa cama vermelha.

Além das imagens, é necessário refletir sobre a letra das músicas feitas por tais celebridades, aonde sempre enfatizam o prazer sexual, conquistando um parceiro e se entregando para ele da forma mais intensa possível. Posso afirmar tranquilamente que em todas as músicas que procurei identificar o conteúdo, falavam da necessidade de “curtir a vida” em festas, regadas de bebidas e drogas, além da necessidade imperial de deixar a força animal dominar a razão.

Exporei apenas um trecho de uma dessas músicas, aonde a cantora afirma que “não me sinto eu mesma essa noite. Estou beijando homens e garotas, alguém chame um médico porque eu perdi a cabeça”.

Apesar de ainda me considerar jovem (22 anos), fiquei pasmo com a mensagem que estas cantoras passam para seus fãs, os quais compõem-se de milhões de pessoas por todo o Mundo. Fechei o aplicativo da internet e fiquei a reflexionar sobre a responsabilidade dessas mulheres perante a Consciência Divina, tendo em vista que seus atos estimulam milhões de outras jovens a procederem da mesma forma, utilizando-se do corpo para seduzir, atiçar a promiscuidade e atrair seus diversos parceiros.

Concluí que não é difícil de compreender o crescente número de meninas saídas da infância ou ainda nela, que engravidam ou possuem vida sexual ativa. A maioria delas, em verdade, não sentem atração sexual pelos parceiros, mas sim desejam igualarem-se às musas artísticas dos palcos e dos pôsteres de seus quartos, sem se aperceberem que muitas vezes esses mesmos pôsteres, contendo imagens extremamente sensuais jazem pendurados ao lado de bonecas.

Como culpar, portanto, essas crianças/adolescentes que resolvem adotar uma postura sexual supostamente amadurecida, extremamante promíscua, desejando cada vez mais freqüentar festas, fazer vídeos onde dançam de forma sensual, imitando àqueloutros vídeos citados no início desse artigo?

Certamente, optaram por este caminho, no entanto, sabemos que a motivação que as incita a assim procederem partem desses artistas ainda descomprometidos com o real valor da fama, do sucesso, do talento.

Olvidam elas da importante função do artista na conjuntura atual de nosso planeta. Quantos são aqueles que realmente se utilizam do dinheiro e da influência de suas figuras para auxiliar o próximo? Podemos citar alguns exemplos mais conhecidos, tal qual o casal mais famoso do planeta: Angelina Jolie e Brad Pitt, os quais possuem até o momento três filhos adotados de regiões misérrimas como África e Indonésia.

Tantos outros não tão conhecidos, justamente por não adotarem posturas desequilibradas, que não atraem os olhos dos paparazzi, realizam obras belíssimas, que não são, no entanto, foco das matérias jornalísticas mais influentes, pois estas preferem colocar em primeiro plano os fatos escandalosos, violentos ou depressivos.

Reflitamos, portanto, naqueles a quem adotamos como ídolos. Será que realmente mereciam tal condição, obtendo tanto afeto e consideração por nós? O fato de terem sucesso, dinheiro, poder e influência já basta para que os adoremos? Os valores morais, o bem que fazem ou a consideração que possuem pelos mais necessitados não devem ser medidas para, pelo menos, considerarmos antes de adotarmos atitudes de vanglorização para com tais personagens da mídia?

Afinal, como já tenho dito em outros Posts, cada um possui uma função importantíssima na Terra. Tal função pode ser dentro do próprio Lar, dentro de onde estudamos e trabalhamos, em relação a nossos pais, irmãos e aqueles que nos rodeiam. Outros, porém, receberam a função de servirem de influência para milhares de outros. Oremos, portanto, para que estes consigam influenciar da melhor maneira possível, incitando atitudes valorosas de amor, perdão e de Bem Social, para que, ao desencarnarem, não se vejam totalmente perdidos, constatando que perderam oportunidade gloriosa na reencarnação que mourejavam.

5 comentários:

  1. Pois é infelizmente estamos diante disso o tempo todo.. Por esses motivos não tenho adoração fanática como vemos por ai a pessoas do meio artístico posso até gosta um pouco de uns, mas nada que venha me influenciar! costumo dizer que meu Ídolo é além de Deus claro, meu pai.. Que realmente é como um ídolo pra mim. Mas que n vem ao caso! Certa vez ao discutir sobre as más programações e matérias que rodeiam na TV disseram: Passam aquilo que a massa populacional quer assistir! e é verdade podemos perceber que canais culturais tem pouco admiradores mas canais violentos batem recordes de audiência. Isso só mostra o que sabemos estamos em um planeta de Expiações e provas! Mas é cada um fazer sua parte para alcançar a Evolução espiritual.. Pois sabemos que ninguém pode fugir dos acertos divinos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom texto.
    Gostei.
    Como sempre, vou querer falar umas coisas rsrs

    É muito fácil perceber a tática do marketing atual para atrair a multidão de jovens: sexo, corpos bem trabalhados, festas, música sensual, pseudo-divertimentos, etc.
    Estes, amigo, são os últimos esforços dos que não tem interesse na implantação definitiva do planeta de regeneração: influenciar os jovens (que serão os adultos do futuro) a pensarem em todo tipo de prazer imediato e rápido, de forma exaustiva, de modo a criar neles a falsa idéia hedonista de que a vida foi feita exclusivamente para isso: o gozo.

    E utilizam-se de artistas modernos para estarem à frente dessa divulgação.
    Esquecem-se esses artistas da imensa responsabilidade que têm, no papel de comunicadores: a de influenciar pessoas.
    Gandhi, na função de formador de opinião, influenciou um país inteiro a agir através da não-violência contra os ingleses e libertou o seu país.
    John Lenon, na sua música 'Imagine', motivou tantos milhões de pessoas a pensarem de forma diferente, a meditarem sobre a paz.

    E o que os artistas atuais estão influenciando?
    Que mensagem eles estão passando?
    Como diz o livro O Pequeno Príncipe: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
    Sim, eles serão responsáveis por todo tipo de influência negativa nos quais se enveredem esses jovens.

    Sobre os beijos entre homens e mulheres.
    Eu percebo facilmente uma atual tendência entre os adolescentes: a da bisexualidade.
    É muito comum ver jovens hoje em dia beijar meninos e meninas.
    E não porque querem e desejem isso fortemente, mas porque é a atual tendência a que são chamados pelos grupos que fazem parte.
    São pessoas-espelho: reproduzem apenas aquilo que vêem.

    É claramente uma falta de capacidade de se resolver pessoalmente.
    Quer ser homossexual? Seja, sem problemas, e enfrente todas as conseqüências disso.
    Quer ser heterosexual? Seja, e igualmente encare os efeitos dessa escolha.
    Mas nessa moda bisexual dos adolescentes hoje, se vê uma tendência de sempre se ficar na postura cômoda da permanência em cima do muro, sem resolver-se, pois é mais fácil e requer menos esforço.
    É a falsa segurança de permanecer no terreno neutro de não ter que tomar uma decisão definitiva.

    E continuam a ser, não o que querem, mas o que os grupos de que fazem parte demandam.
    Se hoje demandam que eles sejam coloridos, eles o são; se amanhã demandam que eles sejam emos, eles o são; se depois demandam que eles sejam góticos, eles o são.
    Pois na postura de pessoas-espelho, eles agem de acordo com a ação dos que os rodeiam, e não de acordo com o que eles acham ser certo.
    Porque agir de acordo com o que acham que é certo, os faria inevitavelmente ter que enfrentar as pessoas que pensam o contrário, e disso eles têm medo.
    Assim, é melhor ser simplesmente o que as pessoas querem que eles sejam: evita problemas e desafios.

    O que é lamentável, claro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Perfeitos ambos os comentários.
    Falta amor-próprio nessa galera.
    Realmente, não tinha pensando nessa tendência atual dessa juventude... Meninos que cada vez mais parecem com meninas.. Mas não chegam a ser homossexuais.. É uma onda inexplicável...

    ResponderExcluir
  4. Ademais, é muito raro vê um desses artistas que nunca teve problemas com drogas, álcool, depressão, internamentos em clínicas de reabilitação, envolvimento com escândalos, etc.

    Ora, se ser famoso e ter fama fossem as melhores coisas do mundo, todos eles, sem exceção, seriam felizes e plenos.
    E o que menos se vê é isso.

    Mas é necessário vê-los como vítimas igualmente.
    A indústria muitas vezes exigem coisas, comportamentos exóticos e atitudes extravagantes desses artistas, que no desejo irrefreado pela fama, se submetem a tudo.
    Para no futuro se questionarem: "Mas como eu pude fazer algo como aquilo?"

    O problema é que todos nós precisamos de modelos a seguir.
    É um impulso natural da alma humana, ter alguém como paradigma.

    O questionamento é: que tipo de modelos estamos seguindo? (risos)
    Modelos que vêm e vão, que aparecem por 10 minutos nos olofotes para sumirem logo depois, ou modelos que nos estimulam à valorização pessoal, o crescimento interior, o cultivo dos valores de caráter eterno, etc?

    Bem, eu já achei o meu:
    625. Qual é o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo?
    – Vede Jesus.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Exatamente.
    Acontece muito de as pessoas abandonarem o Centro Espírita ou a Igreja e etc, em virtude da conduta do doutrinador, do padre ou pastor... Porém, não podemos abandonar a doutrina Espírita ou qualquer outra crença por não concordarmos com as atitudes de um dos que supostamente representam-na. É por isso que jamais fico frustrado com a conduta desequilibrada de alguém, porque jamais coloco minhas expectativas de santidade num ser humano, falho como eu. Coloco exatamente n'Aquele que veio e se sacrificou por nós. Ele, sim, nunca falha!

    ResponderExcluir